sábado, 15 de dezembro de 2012
O valor da amizade
Falar sobre a amizade é algo extremamente fácil e, ao mesmo tempo, muito difícil. Fácil porque é um sentimento que todos experimentamos ao longo de nossa vida, afinal, não existiria felicidade completa se não fossem nossos amigos. Difícil porque não encontramos exatamente as palavras certas para expressar o que esse sentimento nos causa.
Alegria, companheirismo, diversão... Todas são palavras que cabem dentro do sentimento amizade. Mas e se fôssemos definir, com uma única palavra, o que realmente a amizade significa para nós, qual seria? Acredito que essa palavra seria confiança.
A confiança é a base de toda amizade. Consideramos um amigo realmente verdadeiro quando sabemos que com ele podemos contar nos momentos difíceis, quando nos sentimos seguros e felizes por estar com ele, porque sabemos que é uma pessoa que nos quer bem, que está feliz quando estamos felizes e que, se estivermos em uma situação não tão boa, ele vai nos ajudar a superar, vai ser um amigo.
A partir do momento que sentimos essa confiança, essa segurança na outra pessoa, tudo o que vier será acréscimo para tornar a amizade ainda mais forte. Como é bom saber que temos amigos para compartilhar a vida! Sem eles, ela ficaria tão vazia, sem sentido.
Saber que não está sozinho, que tem amigos verdadeiros, em que realmente podemos confiar, é o que precisamos para viver sem medo de arriscar. Se você errar, seu amigo estará lá para apontar o caminho certo novamente.
Essa cumplicidade que temos com nossos amigos, essa confiança que temos neles, é a certeza de que podemos ser felizes. A certeza de que com eles podemos contar do momento mais difícil ao mais feliz de nossa vida. E aí está o grande desafio: cultivar essas amizades para que elas durem e para que essa cumplicidade nunca se perca.
Autora: Rafaella Barros
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário